O que Esperar de um Gerente

Victor Osório
2 min readMar 30, 2021

--

Você sabe o que esperar do seu gerente? Eu demorei anos pra saber isso e aprendi do pior jeito, na prática. Mas depois que sabemos, a vida fica mais fácil.

Comecei a ler, faz menos de 15min, A Arte da Gestão de Camille Fournier. E o livro já me cativou por um importantíssimo conselho! É imperativo que todos saibam o que significa ter um gerente, mesmo aqueles que nunca querem ser um gerente.

Vou reproduzir aqui:

Negligência saudável não é tão ruim quanto outras alternativas. Há gestores negligentes que ignoram pedidos de ajuda e interesses dos colaboradores, evitam reuniões e nunca oferecem feedbacks, até que um belo dia comunicam que o profissional não atende às expectativas e não se qualifica para a promoção. Por outro lado, há microgerentes que questionam cada detalhe de tudo que é feito e se recusam a deixar que os colaboradores tomem decisões por conta própria. Há casos ainda piores, em que gerentes abusivos mantêm uma conduta negligente até gritar com você por algum motivo. Infelizmente, esses personagens ainda rondam as empresas e provocam o caos na saúde mental das suas equipes. Quando essas são as únicas alternativas, um gerente que não incomoda na maior parte do tempo e que só aparece se for chamado não soa tão ruim assim.

Porém, há outras opções. Gerentes que tratam os colaboradores como seres humanos e que trabalham ativamente no desenvolvimento das suas carreiras; que ensinam habilidades importantes e oferecem feedbacks valiosos; que auxiliam na navegação em condições difíceis e na identificação de pontos para aprendizagem; que querem passar o cargo para outro profissional no futuro. Mais importante: gerentes que auxiliam a determinar o que deve ser priorizado e orientam o foco dos colaboradores para esse item.

Infelizmente eu já passei por todos os gerentes descritos acima, e te asseguro de uma coisa. Você irá crescer apenas com as opções do segundo parágrafo.

Caso tenha contato apenas com as opções do primeiro parágrafo, é bem provável, que você fique rancoroso. Recomendo que você se cuide, o rancor pode ser uma herança maldita que esses tipos de gerente deixam. Eu mesmo demorei anos para me livrar dessa herança, e hoje posso afirmar que um gerente desse não mexe mais comigo.

--

--

Victor Osório
Victor Osório

Written by Victor Osório

Senior Software Engineer@Openet | Java | Software Architect | Technology | Society

No responses yet