(i) — A Tecnologia e a Sociedade

Victor Osório
4 min readOct 6, 2022

Eu gosto muito de tecnologia e algoritmos. E isso me levou a estudar a Filosofia por detrás da tecnologia. É impressionante.

Tecnologia é a materialização da Técnica. Técnica é o processo usado para se atingir o fim. Existem técnicas de engajamento, técnicas de pesca, etc…

Essa rede aqui é poluída de Técnicas de Engajamento. São falsos CEOs escrevendo FanFic e pessoas impressionadas curtindo. Mas funciona. Sabe porque? Porque você fica admirado por um CEO, mesmo sem saber que a empresa dele é formada só por ele. É o famoso CEO de MEI. Ou é o CEO de 28 anos da empresa da família.

— E porque você está escrevendo isso?

Porque a POLÍTICA foi tomada pela Técnica.

Com o advento das Redes Sociais uma nova técnica de engajamento surgiu onde nossas redes são instrumentalizadas por candidatos para angariar votos. São vídeos de falsos satanistas dizendo que um candidato é tem pacto com o demônio (esse satanista é apoiador do outro candidato), são recortes de noticias, são falas antigas descontextualizadas, etc…

O volume de informação que consumimos é tão grande que não conseguimos distinguir o que é verdadeiro e o que é falso. As noticias que chegam são tão alarmante e urgentes que nem temos tempo de ponderar se são verdadeiras ou falsas.

Tudo isso é Técnica. Tudo isso foi gestado por mente brilhantes mas comprometidas com uma Técnica política muito antiga que falarei depois em outro post.

— Quais são os problemas da Técnica?

No começo de 2020, durante aquele período de isolamento social, um amigo me recomendou escrever um texto sobre o que eu achava de uma determinada empresa (que até mudou de nome). Eu então fiz um histórico do que havia acontecido até aquele momento e escrevi um texto chamado A Rede Social e a Democracia.

Nesse texto eu consigo endereçar um pequeno problema que tem nos afetado muito. É um tipo de isolamento social, mas é diferente do que aconteceu na pandemia da COVID-19, é um isolamento de grupos sociais. Esse isolamento cria o que chamamos Câmaras de Eco, são canais de comunicação onde apenas uma voz tem voz, todas as formas de critica são omitidas, silenciadas ou simplesmente não existem. O que isso gera? Uma sociedade que não sabe lidar com o diferente.

Hoje é bem provável que você conviva com apenas pessoas que pensam igual a você. Você foi segmentado, tagueado, marcado como um bezerro indo para o abate. E um indivíduo muito inteligente soube disso e resolveu faturar em cima de você. Se engana quem acha que esse indivíduo é o CEO de alguma Big Tech… Não! Ele hoje é um presidiário nos EUA por ter conspirado contra o pais dele.

Então leia o texto abaixo e tire suas próprias conclusões.

— E como eu posso me proteger de ser manipulado pela Técnica?

Isso é muito complicado de responder. Mas eu proponho que você volte no passado. Revisite os anos 1990 e 2000. Você se lembra como a vida era lá? As noticias que você lê hoje, são compatível com a imagem que você tem dessas décadas.

Nos anos 2000 o Brasileiro foi feliz. A economia cresceu sempre mais que 4% ao ano, chegando a terminar a década com 7%. Tínhamos liberdade de fé e política, até pudemos ir as ruas em 2013 (eu fui) . Pobre voava de avião e nós comíamos picanha. Mas as noticias que chegam no WhatsApp falam de Venezuela, fechamento de igreja, satanismo, etc… Sabe porque chegam essas noticias pra você? Porque você foi tagueado e o candidato que usa o lema “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” usa da mentira para manipular o seu medo.

Então para que você não seja massa de manobra, saia um pouco das redes e descanse. Todos nos estamos recebendo muito mais noticias do que podemos processar e as vezes as noticias só mostram um recorte baseado no nosso perfil. As noticias vão de encontro aquilo que queremos ouvir, elas atingem nosso Viés de Confirmação.

Não se deixe levar pelo ódio.

Para mais informações sobre Técnica, leia minhas notas sobre o livro The Technological Society.

--

--

Victor Osório

Senior Software Engineer@Openet | Java | Software Architect | Technology | Society